Quem é Filipe Guedes?

Natural de Teófilo Otoni (MG), sou graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aos 24 anos, acumulo experiências como assessor de comunicação, produtor de rádio com foco em podcasts, jornalista esportivo, social media, assistente de marketing e mais. Confira abaixo, de maneira detalhada, as principais atividades profissionais que desempenhei ao longo da minha carreira.

EEFFTO e CTE/UFMG

Minha primeira experiência prática no ramo da Comunicação durante a graduação se deu como assessor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. Nesse período, realizei atividades como: produção de pautas internas para site, divulgação de releases, gestão de redes sociais, atendimento à imprensa e à comunidade.

Rádio UFMG Educativa

Integrei o núcleo de Jornalismo da Rádio onde minha principal atribuição era produzir podcasts. Os principais produtos eram o "Aqui tem Ciência" e o "Outra Estação", mas também existiam algumas reportagens excepcionais. Nesse sentido, o desenvolvimento do trabalho era dividido entre grupos de jornalistas, porém todos desempenhavam múltiplos papéis: formular pautas, contatar fontes, realizar e gravar entrevistas, adequar trechos de áudio em tamanho e qualidade, construir peças gráficas e escrever textos de divulgação, entre outras atividades.

Esportudo

Cheguei ao Esportudo como estagiário e, depois de três meses, fui efetivado como redator de futebol, quando passei a trabalhar com base em metas gerais e individuais. Durante todo o período na empresa, alternei entre a redação e a função de social media. Como redator, produzia textos diários entre hard news e pautas frias, ambas seguindo critérios de SEO, focadas em obter bom ranqueamento no Google. Os formatos eram diversos como rankings, listas, quizzes e artigos de opinião que, somados, atingiram a marca de mais de 600 artigos. Na gestão das redes sociais, com enfoque em X (Twitter) e Instagram, tive contato com ferramentas de gestão de conteúdo como Agorapulse e Mlabs, além de ferramentas de design como Canva e Adobe Photshop.

ge.globo.com

Entre setembro de 2022 e novembro de 2023, atuei como redator freelancer da editoria de esportes eletrônicos e futebol do ge.globo.com. Ao longo desse tempo, escrevi mais de 100 textos com temáticas e formatos diferentes. Já me dediquei a produções sobre CS:GO, Fortnite, Valorant, FIFA 23 e outras curiosidades dentro desse universo. Em termos de estrutura, além das notícias, também já desenvolvi listas, tutoriais e guias.

8D HUBIFY

Em 2023, fiz parte do time de Marketing de Conteúdo da agência 8D Hubify. À época, minhas funções estavam relacionadas à revisão, edição e otimização de textos com foco em SEO e normas gramáticas; construção de mapeamentos de estratégia de conteúdo para clientes do setor financeiro, e-commerce e outras searas; análise de dados e montagem de relatórios para monitorar o andamento dos métodos adotados.

GRV Media

Me juntei à GRV em dezembro de 2023, um mês após a expansão da empresa - com origem na Inglaterra - para o Brasil. Desde então, minha atuação esteve predominantemente ao portal vamofutebol.com, para o qual trabalho como jornalista esportivo, sendo responsável por sugerir pautas, acompanhar trends, apurar informações e criar matérias otimizadas seguindo os princípios de SEO. Entre dezembro de 2024 e maio de 2025, meus textos trouxeram mais de 2,5 milhões de pageviews ao portal.

Experiências extras

No início da minha trajetória, ocupei funções de maneira voluntária em instituições que me proporcionaram aprendizados importantes. Na Rádio 98FM de Teófilo Otoni, eu participei como comentarista do programa Placar Eletrônico às segundas. No blog Premier League Brasil, tive meu primeiro contato com redações para portais e o desenvolvimento de pautas frias. Já o Esportes News Mundo foi responsável por me apresentar o "outro lado da moeda", a produção de hard news.